21.10.06

Sorte


Quando chega aquele momento em que o tempo parece parar, suspenso na incerteza do suspiro de alívio que quer sair; quando arriscas, e quando arriscar, para ti não é só ir a jogo, mas meter todas as tuas fichas na mesa; quando toda a lógica cessa e só podes contar com a sorte:

Percebes que não existem vencedores, mas apenas gente que não quer nem gosta de perder...


SORTE

A sorte é isso e ainda mais. Para uns é algo completamente incalculável e imprevisível, para outros não existe, faz-se. Nem sempre reconhecemos a nossa própria sorte, mas somos os primeiros a apontá-la ao vizinho. Todos parecem ter sorte, menos nós. E no entanto, para estarmos aqui hoje, tivemos uma mija do caraças, equivalente a um totoloto ou euromilhões, no que a probabilidades se refere.
Então, torna-se evidente, que todos temos sorte – o que nem sempre conseguimos é reconhecê-la.

Existindo sorte, então estamos constantemente sujeitos a ela e a essas situações que nos escapam do controlo. E é precisamente esse o ponto fulcral: o controlo. Queremos controlar sempre tudo, ter noção completa das nossas acções e respectivas consequências, de maneira que quando nos vemos sujeitos a factores externos que saem do nosso raio de acção, é costume destabilizarmo-nos.
E é aí que entra a facção dos que dizem que a sorte se constrói. Como na eterna questão da vida e morte, onde existe quem aceite que a nossa consciência tem um prazo de validade, e quem pense que temos uma existência eterna: analogamente, em relação à sorte, há quem simplesmente a aceite resignado, e há quem acha que podemos “mudar o destino” (forçar as probabilidades).

Ao contrário de outros textos, vou ser inconclusivo. Porque como já disse, tenho muitas dúvidas e algumas certezas.

Por vezes parece-me que realmente o melhor é resignar-se e aceitar a incontrolabilidade de certas coisas.
Por outras, acredito que se pode dar um “jeitinho” no destino. Como quem atira uma moeda ao ar e vicia o resultado. Como por magia...

2 comentários:

Anónimo disse...

Ás vezes temos daqueles dias que parece que nada corre bem .. afogamo-os na tristeza, na incerteza e por vezes esquecemos tudo aquilo de bom que outrora conquistámos.. aqui falas de 'sorte', se ela existe ou não, quem sou eu para responder..
Lembrei-me agora de uma cena caricata que hoje me marcou o dia. Estava a jogar ás cartas com a minha prima de 5 anos, e ela tinha perdido... e eu disse-lhe : 'vais ter sorte no amor' ! e a cara dela transformou-se em dúvida .. E eu expliquei: 'sorte no jogo, azar no amor' .. e ela virou-se para mim e perguntou: o que é sorte ?? e o meu silêncio transformou-se em sombra .. 'sorte' é.. algo que consegues com sucesso?? algo que ...?? Uma prima minha de apenas 5 anos fez-me questionar sobre uma palavra que tomava por garantida no meu dicionário . e pouco ou nada lhe consegui dizer, deixando-a numa dúvida que talvez daqui a uns anos ela consiga dominar, ou tal como eu chega a uma idade ainda jovem e percebe que o que sabemos é tão pouco .. ainda hoje me tentaram abrir os olhos para a minha 'sorte' de ter a pessoa que tenho ao meu lado .. e eu respondi, mas isso não é 'sorte' .. pois nesse momento 'sorte' pareceu-me uma palavra oriunda do acaso .. como se a 'sorte' fosse algo que nos acontece, e não me parece que nada nos caia sobre as mãos sem qualquer tipo de esforço .
agora sento-me no computador e vou ao blog de um grande amigo meu.. e encontro um post sobre 'sorte' .. obra do acaso ??
esta palavra hoje torna-se para mim muito mais do que era .. adorei cada palavra e cada vírgula do que escreveste .. tens uma expressão escrita invejável e eu realmente gosto muito do que disseste .. para mim 'sorte' não tem significados .. mas sim sinónimos !! 'sorte' para mim, é viver ; sorrir ; ser feliz .. 'SORTE' é ter amigos como tu que estão sempre sempre lá !! se a 'sorte' é isto, então eu sou uma SORTUDA !! não posso de qualquer forma aceitar (sendo repetitiva) que 'sorte' é obra do acaso, que 'sorte' nos acontece .. a não se que falemos de 'sorte' num jogo, num jogo banal.. no jogo da vida, a 'sorte' é subjectiva por demais, e para mim só se refere áquilo que conquistamos com muita dedicação ! eu tenho SORTE de te ter conhecido, tenho SORTE de poder contar contigo, tenho SORTE de ter ter na minha vida a tentar compreendê-la e a apoiar-me cada vez que erro ou triunfo..
o que é a 'sorte' ? subjectivo demais e fica por responder ..
o que eu sei de certeza, é que sou feliz, e tu contribuis para isso ;)

beijinhos da chata , sim eu, a carolina AKA karoll-a-dias


beijinhos para tii messeriass** saudadess**
xi- <3

Anónimo disse...

A sorte nunca chegue tarde nem demore
Apostar tem de ser por tudo
A ver se tenho sorte no jogo
Adeus azar descarado
A sorte me traga nas suas asas
Beijos
E boa sorte