8.3.06

Dia Internacional da Hipocrisia




As datas têm algo de fascinante: são capazes de iludir as pessoas de que realmente existem dias mais importantes do que outros à partida, fazendo assim com que seja generalizada a ideia de que alguma coisa de especial irá ocorrer no dia x ou y, quando de facto todos os dias são potencialmente idênticos, psicologicamente falando.

Ora, hoje comemora-se o Dia Internacional da Mulher, que é apenas uma de muitas datas que assinalamos com relevo, num ritual de ignorância e seguidismo medievais! O dia concreto em si é um autêntico desastre de concepção, mesmo que se entenda a ideia e os motivos históricos que estiveram nas suas origens. Se o que se pretende é reivindicar direitos globais iguais para todos os seres humanos - mulheres e homens - penso que existem formas mais práticas e concretas e com menos “show-off” de o fazer. Este dia é normalmente patrocinado por caras conhecidas do mundo social feminino, que nos brindam com opiniões e frases feitas, plenas de chavões que não nos dizem o que pensam essas pessoas, mas sim o senso comum das sociedades supostamente evoluídas. Sobra apenas a denúncia de realidades ostracistas para mulheres, na melhor das hipóteses, porque na grande maioria dos casos assistimos apenas a desfiles para as “câmaras” de pessoas que provavelmente nunca sentiram nem alguma vez sentirão na pele as injustiças de que ouviram falar. Longe fica o que interessa: os actos, o renovar das mentalidades, ou mesmo a entrega do tempo de antena (na televisão, rádio, escola ou café da esquina...) a quem realmente urge escutar e dar a mão.
E o pior de tudo... Corroboramos numa encenação que ajuda a acentuar declives, quando o processo devia ser o inverso. Celebramos o Dia Internacional da Mulher, como se os outros 364 a elas não pertencessem. Causa-me estranheza (mesmo sendo homem), ver tanta e tanta gente compactuar com esta fraude sem conseguir perceber as suas óbvias deficiências. Hoje, milhões de mulheres serão bem tratadas, pelo dia em questão, ajudando a que amanhã se retome a “normalidade” do desprezo, ou pior que isso, em piores casos...

Hoje é o Dia da Mulher que está em foco, mas podia também falar no dia em que as pessoas dão prendinhas umas às outras, ou no dia em que um deus “omniausente” proíbe os seus seguidores de comerem carne, entre muitas outras datas interessantes. Talvez devêssemos discutir esses dias, todos os dias que fossem preciso e criar um Dia Internacional da Hipocrisia. Aceitam-se sugestões para rituais e futuras tradições...

4 comentários:

Anónimo disse...

Sei k a tua intenxao principal a escrever xte texto é mostrar a tua posixao relativamente aos dias "especiais"! Mas a parte que mais gostei e com a kual me idêntifikei a 100%, é a parte de discordar com o dia da mulher! Sendo eu do sexo feminino, axo k xte dia se justificava na idade média, kd 1 mulher n era nada e n podia fazer nada! hj em dia, se as mulheres kerem ser respeitadas nao faz kualker sentido festejarem o dia da mulher, axim cm se festeja o dia do leproso, ou o dia da sida (com td o respeito)... n é axim k se conseguem as coisas! Na minha modesta opiniao xte dia reduz as mulheres a seres insignificantes e inferiores! Recuso-me...

Anónimo disse...

Olá!
Não sei quem és,nem interessa para o caso.Encontrei o teu blog por acaso ha uns tempos e não fui uma daqueles que se ficaram "pelos primeiros, ou nunca leram nem nunca irão ler".
Gostei, gosto e é improvável que deixe de gostar. Gosto da maneira como escreves e do que escreves, parece-me que te sai da alma, daquele lugar estranho onde encontramos a nossas forças, mesmo que seja o fundo!
Um abraço e nunca deixes de escrever!

Mário Almeida disse...

estes dias existem para iludir as pessoas em causa (mulheres, crianças, leprosos, deficienets, etc) de como são prejudicadas ao longo do ano.

Anónimo disse...

nossssssssssssss....qui foto hein

meu deus!!!!

abraço!!!